Tenda de Oxalá

Banhos

Banhos Ritualísticos
Os banhos ritualísticos de uma maneira geral, são rituais, onde utilizamos determinados elementos da natureza, de maneira ordenada e com conhecimento de causa, com o intuito de troca energética entre o indivíduo e a natureza, afim de fornecer-lhe equilíbrio energético e mental.

Estes banhos prestam-se para limpar as energias negativas, livrar as pessoas de influências negativas,  reequilibrar a pessoa, aumentar a capacidade receptiva do aparelho mediúnico, já que os chacras serão desobstruídos, enfim, tem grande importância na manutenção dos corpos.

Embora o banho utiliza-se de elementos materiais, que serão jogados sobre o corpo físico, a contraparte etérica será depositada sobre os chacras, corpo astral e aura que receberão diretamente o prana ou éter vital, bem como a parte astral dos elementos densos.

Não somente os médiuns ativos na Umbanda devem tomar determinados banhos, mas todos nós, em geral, podemos usá-los.

Temos algumas categorias de banhos :

Banho de Defesa

Este banho serve de manutenção energética dos chacras, impedindo que eles se impregnem de energias nocivas em determinados rituais. Por exemplo, quando vamos realizar alguma oferenda numa cachoeira, é importante que nos “fechemos” para determinadas vibrações que podem estar abundantes num sítio energético, já que além de nós, todo o tipo de pessoa vai até estes lugares para pedidos escusos, com entregas “pesadas”. 

Usamos, também, quando vamos conhecer um outro terreiro e não sabemos se ele é ou não idôneo, pois, infelizmente, ainda existem aqueles que usam o nome da Umbanda para comercializar a fé alheia.

Quando vamos num sítio energético para determinados rituais com ou sem incorporação, enfim, “fechamos” os nossos chacras.

Até mesmo para nos prevenirmos para os trabalhos com os Exus Guardiões, já que todo o tipo de problemas e situações estarão presentes na assistência.

Devemos sempre usar números impares, ou seja: uma, três, cinco, sete etc..ervas

Ervas usadas; arruda,guiné,alecrim,boldo(tapete de oxalá),malva,espada de são Jorge, espada de santa Barbara,losna,eucalipto,manjericão,pitanga,etc....

 Ferver um litro de água,colocar as ervas e abafar. Quando esfriar coar e jogar do pescoço para baixo.

As ervas coadas podem jogar no lixo.


Banho de Descarrego

Este banho é mais complexo e menos conhecido do que o de sal grosso. A função deste banho é a mesma que a do sal grosso, só que tem efeito mais duradouro e conseqüências maiores. Quando uma pessoa está ligada à uma obsessão e larvas astrais estão ligadas a ela, faz-se necessário um tratamento mais eficaz. , São naturalmente descarregadoras e sacodem energeticamente o aura de uma pessoa, eliminando grande parte das larvas astrais . : Usar

Sete rodelas de fumo da corda; Cascas de sete dentes de alho ;Três punhados de sal grosso

Prepare este banho da mesma forma que o de ervas. Só que em seguida ou no dia seguinte tome o de ervas. Pois é um banho de auto descarrego, se não tomar o de ervas ficara muito vuneravel.Este banho e o de sal grosso não se pode tomar sempre. Tem pessoas que tem o habito de tomar banho de sal grosso toda semana.Não é bom,pois ele descarrega tudo. Tanto a energia negativa como a positiva. Por isso o banho de ervas em seguida para trazer de volta o equilíbrio energético.

Banho de amací

Este banho é usado para a purificação. É o único banho que é feito da cabeça para baixo. Ele também limpa a coroa.

Para fazer este banho é necessário, tomar o de descarrego em um dia, no outro de defesa, e ai sim este banho.

Usar: Um litro de água, três rosas brancas, um pano branco mais ou menos 30/30; e uma vela de sete dias branca

Ferver a água,colocar as rosas e abafar, quando esfriar colocar o pano  sob os pés, e jogar o banho da cabeça para baixo e peça a Oxalá pela purificação,espreme o pano, recolhe as rosas e leva para a casa dos orixás (na nossa casa) Estique o pano na frente de Oxalá e acenda a vela no queimario, fazendo o mesmo pedido.

O médium deve fazer a cada três meses, o banho completo que é;

Descarrego, ervas e amaci

E no mínimo uma vez por semana o de ervas.

BANHO DE ENERGIZAÇÃO

Este banho é bom para quando você se sentir cansado, e sem disposição.

Ferver um litro de água, colocar um pouco de alecrim e três pitadinhas de açúcar. Jogar do pescoço para baixo

Obs. Nenhum banho deve ser fervido com as ervas

BANHO DE MAR

Ótimos para descarrego e para energização, principalmente sob a vibração de Yemanjá.
Podemos ir molhando os chacras à medida que vamos adentrando no mar, pedindo licença para o povo do mar e para Mamãe Yemanjá. No final, podemos dar um bom mergulho de cabeça, imaginando que estamos deixando todas as impurezas espirituais e recarregando os corpos de sutis energias. Ideal se realizado em mar com ondas e sob o sol.

 Banhos de Cachoeira

Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo que limpamos toda a nossa alma. Saudemos, pois Mamãe Oxum e todo povo d’água. Ideal ser tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol.

Banhos de rio e lagoas

Tem também grandes propriedades, desde que não estejam poluídos. Saudemos Nanã Buruquê.


A TENDA DE OXALÁ É UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA QUE TRABALHA NAS LEIS DA UMBANDA COM UMA ÚNICA META: EVOLUÇÃO E CARIDADE.